quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Abrace as mudanças sem medo: Bem-vindo a um ano de transformações!


"Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa
Tudo sempre passará


A vida vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito..."

A estrofe acima faz parte da famosa música “Como Uma Onda” de Lulu Santos. Consegue imaginar porque a escolhemos para começar o nosso primeiro artigo de 2012?

Esse mês, vamos tratar das constantes e, por vezes, temidas mudanças!

Não só o ano mudou  provavelmente você terá que lidar com inúmeras outras mudanças ao longo dos próximos doze meses. 


Como mesmo diz a canção “tudo muda o tempo todo no mundo”. É natural estarmos nos deparando com novos desafios a todo o momento.


“Não adianta fugir, nem mentir pra si mesmo agora”, o que adianta é se preparar para o novo, com fé e confiança!

Aprenda a enxergar a mudança como uma ruptura positiva, uma possibilidade de evolução e aprendizado.

Mudar ou ficar refém da transformação?

Andrea Lopes, sócia e consultora ARTIGOa, e também campeã mundial, pan-americana e brasileira de Surf, comenta que quando estamos surfando, precisamos lidar com as mudanças incontroláveis da natureza.



“Em primeiro lugar, temos que estar atentos aos sinais. Às vezes, surgem sinais sutis de mudança de vento, de posicionamento e de tempo de onda nas séries. É muito importante que estejamos atentos e prontos para se adaptar ao que não podemos controlar de fato. O ideal é que encontremos a melhor forma de se adequar e de usufruir aquele novo cenário que se apresenta”, disse Andrea.

Não é só no Surf que temos que lidar com fatores inesperados que vão surgindo. É fácil trazer esse depoimento para o nosso dia-a-dia.

Uma das características mais marcantes do mundo pós-moderno é a sua capacidade de se reinventar, ou seja, de estar constantemente mudando e se superando.

Nesse sentido, podemos citar as tecnologias que avançam e se transformam na “velocidade da luz”, os paradigmas que são quebrados e as novas possibilidades que vão surgindo a cada momento, tanto no âmbito profissional quanto pessoal.



Segundo Amanda Figueira, sócia e consultora ARTIGOa, as mudanças são inevitáveis. "Não só o mundo muda, como também ele exige novas posturas de nós. É importante que estejamos motivados a mudar e a superar obstáculos e, assim, começar o ano preparado para tudo: momentos bons ou ruins, resultados positivos ou negativos”.

Para pessoas ‘ultraconservadoras’, essa conversa pode parecer um pouco assustadora, não é mesmo? Notamos que para lidar com esse mundo cada vez mais “re-inventivo” precisamos, em primeiro lugar, desenvolver nossa flexibilidade e adaptabilidade.

No The Free Dictionary, “flexibilidade” significa a capacidade de mudar facilmente; e “adaptabilidade”, por sua vez, é a capacidade ou habilidade de se adaptar.

Quanto mais flexíveis e adaptáveis, mais chances de sucesso. É simples: o mundo não irá se adaptar a você, você que tem que se adaptar ao mundo!


Como temos dito em alguns de nossos artigos, é preciso entender que as respostas estão em você. A força para mudar e ser bem sucedido em determinado processo está aí dentro, talvez camuflada por medos e ideias congeladas. Que tal desabrochá-la?

É importante que estejamos abertos, prontos para ouvir e aprender o que há de novo. Além disso, também é importante estarmos seguros, pois podemos abraçar momentos e situações diferentes, sem que isso interfira em nossa essência.

Em meio a esse furacão de novas informações e caminhos, é interessante que nossos valores, sonhos e princípios permaneçam dentro de nós acolhidos de forma muito especial. Alguns deles podem mudar, mas sempre numa direção positiva.

A chave é: embarcar ao novo sem esquecer a essência.



Qual a sua relação com a mudança?

Resolvemos deixá-los com as seguintes perguntas: como você lida com o novo? Com medo, com curiosidade ou com descrença?

Você costuma ir a lugares novos? Tem vontade de sair da rotina?

Quando lhe sugerem alguma situação nova, você recusa sem nem ponderar sobre? Tenta refletir se aquilo pode lhe engrandecer ou já aceita sem nem pensar duas vezes?

E quando uma mudança lhe é imposta? Você fica angustiado ou tenta olhar para os pontos positivos daquela situação?

Nos próximos artigos, vamos tratar das mudanças externas, internas, da gestão de mudança no âmbito profissional e se você está realmente preparado para o “novo”, para 2012, para espanar a poeira e ir em busca de renovação!

É hora de se motivar e começar o ano com o pé direito!

Até a próxima!