quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Aprendendo a lidar com os resultados

Fechando o nosso ciclo de artigos de setembro, chegamos ao momento dos Resultados, isso é, o que você vai ver, ouvir e, principalmente, sentir quando  conseguir chegar ao seu objetivo.

Primeiramente, é interessante entender o resultado como um aprendizado, um feedback. Ele é consequência direta de nossas atitudes. Temos que estar preparados e nos sentir responsáveis e confiantes, mesmo ele sendo negativo ou positivo.

A expectativa sobre o que vai acontecer deve ser gerenciada da forma mais saudável possível e é importante que a sua atitude frente ao resultado obtido seja sempre a mesma: a de contínua caminhada rumo à evolução.


Um PONTO FINAL paralelo a um INÍCIO

Andrea Lopes, sócia e consultora ARTIGO a, entende o resultado como um ponto final paralelo a um início. "Para mim, lidar com resultados seria, antes de tudo, ver que é necessário nos doarmos 100% em busca do que queremos, acreditamos e traçamos. A consequência das suas ações (atitudes) traz todo o desenrolar de um processo, que pode ser o que queremos ou apenas um novo estímulo para outro processo”, disse Andrea.

Andrea comentou, ainda: “A análise do todo e a entrega 100% são essenciais para que não haja "desculpas", "controvérsias" e etc. Um ponto final não significa exatamente um fim. Pode ser um novo recomeço e recheado de mais aprendizado para se traçar outro novo processo”.

Resultados negativos e positivos

Parece muito difícil assimilar essa concepção de que ambos os resultados – negativos ou positivos – podem ser úteis para nós. Saber lidar com as dificuldades (a chamada resiliência) não parece ser um ponto forte da maioria.

Tente entender o resultado negativo como um momento de grande aprendizado, uma possibilidade de revisitar suas metas, atitudes e valores.

Não adote um olhar derrotista e, sim, de renovação e de entrega, para que continue caminhando e chegando cada vez mais próximo do seu objetivo, mesmo que este pareça distante.

Já em relação ao resultado positivo, à conquista de sua meta e à satisfação plena decorrente, indicamos que todos vivam o presente, vivam esse momento de alcance de sonho, celebrem e aproveitem tudo isso sem comprometer o todo!


Como o Coaching lida com resultados?

O processo de Coaching visa o aumento dos resultados positivos, num geral. Porém, ele não lida somente com a tentativa de alcance de resultados; ele trabalha, também, com a avaliação do resultado obtido e com a melhoria contínua.

O processo de desenvolvimento do indivíduo deve ser constante!

Os resultados tendem a ser muitos e em várias áreas, tais como conquistas profissionais, pessoais, nos 
relacionamentos, na qualidade de vida, no autoconhecimento, superação, entre outros.

Depois de explicar passo a passo a nossa metodologia própria e sempre esclarecer um pouco sobre certos pontos do Coaching, esperamos que todos tenham compreendido e se interessado por essa ferramenta tão importante e poderosa!

Iremos concluir com uma citação de Andrea Lopes: “Resultado é como uma onda, a qual é gerada por energia do planeta, combinação de natureza, forças,  o incontrolável, o mistério. Ela vem com início, meio e fim. E segue com um NOVO início, meio e fim. Partindo do pensamento e ferramentas do nosso mundo racional, entramos no processo meta, atitude e resultado e reiniciamos com outra meta, atitude e resultado, em contínua evolução”.


E assim, concluímos o nosso M.A.R! Metas, Atitudes e Resultados.

Até a próxima!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Você está agindo em direção à sua meta?

Como todos já sabem, nesse mês de setembro, estamos abordando a questão da renovação. No último artigo, discutimos a importância de estipular uma meta inteligente, para que ao segui-la, você consiga, de fato, chegar ao seu objetivo e se reinventar.

Seguindo a nossa metodologia, chegamos ao momento de discutir a Atitude. Porque, como já disse Amyr Klink, “um dia é preciso parar de sonhar, tirar os planos das gavetas e, de algum modo, começar”.

Dentro desse contexto de querer se renovar e se reinventar, entenda que, antes de qualquer coisa, você é um sujeito de ação, que deve se responsabilizar pelo o que acontece em sua vida.


Amanda Figueira, sócia e consultora ARTIGO a, comenta que há duas atitudes fundamentais na hora da mudança: ser proativo e responsável por si.

“Não devemos terceirizar a responsabilidade e colocar a culpa no outro, ter sempre um plano de contingência em mente. Desta forma, trazemos a responsabilidade para nós, sem culpar outra pessoa por não conseguir conquistar determinado resultado”, disse Amanda.

O elo entre o sonhar e o sonho em si é o agir.

A atitude é o combustível da vida. É só através dela que podemos tirar nosso plano do papel e chegar aonde tanto almejamos.

“A renovação vem a partir de mudanças de hábitos, atitudes e comportamentos”

Andrea Lopes, sócia e consultora ARTIGO a, que desde nova decidiu por tomar atitudes determinantes e ousadas, também falou sobre o tema:

“Atitude. Palavra que mexe e, até, paralisa. Precisamos nos cercar de ferramentas para mudar algo, decidir alguma coisa ou simplesmente nos mover para outra direção. Ou podemos nos sentir paralisados, caso não tenhamos as ferramentas suficientes”, disse Andrea.

Para Andrea, as atitudes essenciais num momento de renovação são: a busca pelo autoconhecimento, estar em conexão com o presente, estar alinhado com o seu propósito e gerenciar as mudanças de forma inteligente.

“A renovação vem a partir de mudanças de hábitos, atitudes e comportamentos. São elos de uma corrente que somam e caminham em direção a uma nova percepção e evolução”, concluiu.


A tomada de atitude está estritamente ligada à questão da dedicação. Ao estar certo do plano que traçou, e ao acreditar e se sentir em conexão com o resultado possível daquilo, os esforços se tornam naturais. Sem se esforçar, sem se dedicar e sem acreditar, os resultados ficam extremamente distantes.

Como já citou Ayrton Senna: "Se você quer ser bem-sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu limite e dar o melhor de si".

Amanda Figueira também atentou para o senso ecológico: “é muito importante questionar se nossas atitudes refletem nos outros e no ambiente em que estamos inseridos. Só assim, nós atingimos o que queremos e mantemos a harmonia com o todo”, comentou.

Como o coaching pode ajudar?

Como já colocamos nos artigos passados, o coaching é todo direcionado à ação. Por isso, ele é tão indicado em momentos de transformação e mudanças!

O coaching, porém, não é simplesmente um processo mágico – é preciso que o cliente tenha comprometimento. Só assim, o coachee (cliente) pode alcançar a excelência e a elevação de performance, entre outros tantos benefícios possíveis.

Para saber mais sobre o processo de coaching, entre em contato com a equipe ARTIGO a e converse com uma de nossas consultoras.

Por fim, reflita: “Acho muito perigoso sonhar a vida inteira. Conheço muita gente que vive frustrada por conta disso”, Amyr Klink.

O que complementa o sonho? A AÇÃO.

Até a próxima.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Qual a sua meta?

No último artigo, demos início ao nosso tema do mês – coaching e renovação. Explicamos um pouco sobre o processo de coaching e refletimos sobre a capacidade / necessidade do indivíduo se renovar profissionalmente, tanto por estar insatisfeito com a sua ocupação ou por qualquer outra situação complicada (desemprego, por exemplo), tanto por querer ir além e alcançar a excelência no que faz.

Seguindo a nossa metodologia M.A.R, essa semana vamos abordar o primeiro passo no alcance de um objetivo (nesse caso, renovar-se): a definição de sua Meta.



Antes de tudo, é importante assimilar que você é um sujeito de ação, que deve se responsabilizar pelo o que acontece em sua vida. Uma hora, o primeiro passo deve ser dado. Entendemos que o primeiro passo para uma mudança é definir de forma inteligente a sua meta.

Definindo-a de forma eficaz e eficiente

Segundo Amanda Figueira, sócia e consultora ARTIGO a, o alinhamento da meta é a forma mais segura e efetiva de alcançar os resultados desejados e, além disso, evita o processo de auto-sabotagem, onde o sujeito cria metas irreais de conquistar, e consequentemente causa um movimento cíclico de frustração e desmotivação, autorizando o sujeito a não realizar. Portanto, fique atento!

Estipular uma meta é uma etapa importantíssima, pois é a partir dela que você vai seguir o seu caminho, tendo ela sempre como foco e direção. Para que sua meta seja bem definida e faça sentido em sua vida, é necessário certas reflexões sobre ela.

Pergunte-se:

  • A sua meta é específica, ou muito geral? Quanto mais generalizada, mais chances de se perder e de não conseguir alcança-la.
  • Ela é mensurável? Você vai ganhar exatamente o que com ela? Do que, de fato, você precisa para realmente chegar até ela? Quais cursos, quais contatos, qual investimento exato?
  • Ela é mesmo alcançável? Definir para si algo totalmente conflitante com a sua realidade pode te desgastar desnecessariamente e te trazer desânimo.
  • Ela é relevante? Isso é, sua meta tem ligação com o seu propósito de vida? Está alinhada aos seus valores? Traria um sentimento de realização importante?
  • Você consegue pensar quando alcançará sua meta? Metas precisam de um período de tempo específico. “Vou conseguir tal coisa, em x meses”, etc.

Coaching e metas

Responder todas essas perguntas exige calma e atenção do indivíduo.

Para mudar, se reinventar e ir além, é preciso entender que as respostas estão sempre em você. O coaching aparece, por sua vez, como uma prática inteligente que vai lhe ajudar a se conectar consigo mesmo e alcançar resultados poderosos! 

Por exemplo, esse esquema de perguntas na definição de metas que acabamos de mostrar é uma ferramenta do coaching. Trata-se das Metas SMART! Além dela, existem muitas outras.

Curioso sobre o coaching? Continue acessando nosso blog e aguarde os próximos artigos sobre nossa metodologia. Ou então, entre em contato com a equipe ARTIGO a e tire suas dúvidas com uma de nossas consultoras.


Motive-se! Reinvente-se!

Até a próxima!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Coaching e Renovação Profissional

Chegamos ao mês de setembro e, como todos sabem, é o mês que tem início a estação da Primavera. Inspiradas por essa estação e por todo o simbolismo das flores (que nascem após o inverno) resolvemos abordar nesse mês o tema da renovação, em especial, a profissional.


O que você pensa quando falamos em “renovação profissional”? Se for somente em alguém que não gosta do que faz e sente que precisa mudar ou alguém que foi demitido e precisa achar um novo emprego, tente olhar para esse tema de forma mais ampla.

A renovação se aplica a todos: aqueles que amam o que fazem e precisam cada vez mais se renovar e melhorar; aqueles que não se identificam com o que fazem e querem mudar de emprego, área ou vínculo empregatício; aqueles que querem dar uma guinada; aqueles que com as novas oportunidades do mercado querem entrar, de vez, no ambiente profissional, entre outros.

Para Andrea Lopes, sócia e consultora ARTIGO a, uma renovação no setor profissional requer que estejamos sempre nos atualizando através de cursos, leituras, pessoas, informações e especializações no segmento que gostamos de trabalhar. É necessário abrir cada vez mais nossa rede de contatos e estar conectado com o que é interessante, demandas e ir além. “Acredito que um bom planejamento do tempo, das metas e, de certa forma, estar equilibrado no todo é um caminho saudável de renovação diária”, disse Andrea.

Precisamos constantemente nos renovar, nos reinventar, se quisermos alcançar os nossos sonhos. Para tanto, é imprescindível possuir autoconhecimento e motivação. Esses ingredientes juntos nos trazem segurança – elemento necessário para qualquer mudança na vida.

Segundo Amanda Figueira, sócia e consultora ARTIGO a, a ferramenta mais indicada num momento latente para a renovação, que normalmente é marcado por um amontoado de planos, brainstorms ou, até mesmo, desânimo, é o Coaching.

“O Coaching é indicado principalmente por trabalhar de forma efetiva com a ação e, em consequência disso, gera resultados e o aumento de performance. Hoje, o Coaching é procurado por profissionais de todas as áreas. Trabalhamos com diversos perfis, desde um perfil operacional, que deseja melhorar o seu desempenho e fazer um plano de carreira estruturado, até um alto executivo que busca manter seus resultados e explorar novas possibilidades, se renovando como profissional”, disse Amanda.

Você conhece o Coaching?

Muito se fala sobre a prática do coaching, já que ela tem estado em ascensão nos últimos anos.

O Coaching é, basicamente, um conjunto de técnicas e ferramentas que visam o desenvolvimento humano e a elevação da performance do indivíduo. Através do Coaching, o cliente acha as respostas dos seus desafios e, assim, caminha em direção à excelência.

É calcado num diálogo entre Coach (o profissional) e Coachee (cliente), buscando sempre levar o Coachee à ação! O Coaching, antes de tudo, busca provocar mudanças!

São muitas as formas de se aplicar o coaching, cada profissional tem sua forma de conduzi-lo. Além disso, são muitas as metodologias possíveis de serem aplicadas.

A ARTIGO a, por sua vez, possui uma metodologia própria. Iremos explorá-la durante esse mês, aqui no blog, para mostrar um pouco para todos vocês como proceder tanto nos momentos do planejamento, da ação e no dos resultados.

O M.A.R

A nossa metodologia se chama M.A.R, indicando: Metas; Atitudes e Resultados. Usamos o mar (oceano) como pano de fundo, tornando o conteúdo mais leve para tratar de assuntos tão importantes.


A cada semana vamos explorar cada uma dessas etapas, dar dicas e fazer com que vocês se sintam próximos dos seus objetivos e motivados, no geral!

Até a próxima!