quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Bem-vindo!


O Blog ARTIGO a foi criado com o intuito de discutir os temas mais relevantes do mundo atual, levando dicas e reflexões para a vida de cada um. Não iremos levantar questões unicamente corporativas, pois achamos imprescindível sempre valorizar o todo – a vida pessoal e profissional do indivíduo.

Cada artigo falará um pouco sobre o tema central do mês. Nesse mês de agosto, o tema é “Desenvolvimento de uma carreira sustentável”, e traremos questões sobre saúde, equilíbrio, burnout, terceira idade, entre muitos outros!


A Carreira Sustentável

Em primeiro lugar, você sabe o que significa o termo “carreira sustentável”? O conceito de sustentabilidade tem estado em voga e tem sido muito discutido em diversas áreas. É um princípio bastante utilizado no trato com o meio-ambiente, cuja base é usar, satisfazer suas necessidades, porém, sempre de forma inteligente, cuidadosa, para que não comprometa as gerações futuras. Então, como aplicar essa ideia numa carreira?

Para Amanda Figueira, consultora ARTIGO a, para uma carreira ser sustentável é necessário que a pessoa viva o presente de forma consciente, sem comprometer o futuro. Para ela, falar sobre carreira sustentável significa olhar para a carreira como mais uma área importante da vida, isso é, buscar satisfação e conquistas no trabalho, sem deixar de lado o equilíbrio com a vida pessoal.

Como Amanda Figueira mencionou, a “chave” para se conseguir essa carreira ideal é o equilíbrio. De acordo com Andrea Lopes, consultora ARTIGO a, ter uma carreira sustentável é ter um equilíbrio do todo: “primeiro a questão do tempo, isso é, o tempo que você dedica na sua vida, no seu dia, para os setores importantes e de base na sua vida. Em todo e qualquer momento, você tem que estar ‘ali’, vivendo o presente, praticando o estar e ser”.




Como conquistá-la?

Andrea Lopes afirma que muito pode ser feito na prática para conseguir alcançar uma carreira sustentável. “A análise da vida de tempo em tempo, conversas reflexivas, dedicação aos princípios do ‘estar presente’, aprender, abrir o coração, viver, de fato... tudo isso ajuda a trazer o equilíbrio necessário para que a pessoa consiga ser feliz tanto no trabalho quanto na vida pessoal, e, assim, se sinta plena”.

Amanda Figueira focou na questão do Planejamento: “Você tem sempre que planejar sua carreira em paralelo com a sua vida pessoal. Por exemplo, ‘dar um gás’ durante um determinado período para alcançar um objetivo específico e depois criar uma rotina de trabalho menos intensa ou criar um plano de férias, permitir-se uma viagem, alguma meta ou conquista fora do mundo profissional. Isso faz com que você coloque energia no seu trabalho, considerando outras áreas também importantes em sua vida. Independente da empresa em que você está, você tem que delimitar seu plano de carreira, tem que se organizar e criar suas próprias metas”.

Ela exalta que ninguém pode deixar a empresa ou a própria carreira lhe consumir, e frisa a importância dos 4 a’s (autoconhecimento, autoconfiança, autoestima e autogestão). “Primeiro, você precisa se conhecer, saber seus limites, seus pontos fortes e seus pontos a desenvolver, e isso, automaticamente, te traz mais autoconfiança e autoestima, e faz com que você consiga ter uma atitude de autogestão na vida como um todo”.

Por fim, Amanda Figueira deixa claro que é muito importante o indivíduo se ver, projetar sua carreira, pensar onde estará em curto, médio e longo prazo, e ter uma atitude proativa em relação a isso. “A pessoa deve estar sempre em busca de novos estímulos, como leituras sobre a área, através de revistas, artigos, e ir atrás dos melhores cursos, especializações, congressos, etc. sem esperar pela empresa! Você tem que ir atrás disso! Tudo isso para que haja uma verdadeira relação de reciprocidade, na qual você contribui e realmente recebe em troca”.

E você, tem planejado a sua carreira? Tem se observado e buscado um equilíbrio? Tem ido em direção à sustentabilidade?

Até a próxima!

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