quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Treinamentos lúdicos e sua capacidade de transformação

Como vocês sabem, a ARTIGOa é uma empresa de Treinamento e Desenvolvimento Humano marcada fortemente pela inovação e pela criatividade de sua proposta.

Pensando nisso, o tema do mês de novembro será “Treinamento ou Entretenimento?”, para todos entendam como se dá a união entre treinamento e atividades lúdicas, e quais são as vantagens e características principais dessa união.

Se você ainda acha difícil acreditar que treinamentos (indoor ou outdoor) ficam mais ricos quando estão envolvidos com lazer, entretenimento e natureza, acompanhe nossos artigos e provavelmente você irá mudar de ideia!



Por que treinar e desenvolver?

Ainda existe certa resistência em relação a treinamentos por parte de muitas pessoas. Há quem ache perda de tempo, de dinheiro ou até maçante. Mas, a ideia é que essa forma de enxergar treinamento e desenvolvimento vá mudando naturalmente com o passar do tempo.

Um bom treinamento só tem a agregar. Um treinamento excelente, promovido por uma empresa séria e comprometida, vai ainda mais além: integra a equipe, desenvolve habilidades e promove uma relação de ganha-ganha, na qual a empresa ganha com o aumento de produtividade (que pode ser associado a lucro) e o colaborador ganha ao sentir que a empresa está investindo nele e em seu currículo profissional, numa espécie de gestão de carreira.


Para Amanda Figueira, sócia e consulta ARTIGOa, tem-se aí um ciclo: automaticamente, o colaborador se sente mais motivado e confiante, e garante melhores resultados para a empresa como um todo (clima, trabalho de equipe, etc.). Todos saem ganhando.

O treinamento excelente, então, tem que ser visto como investimento.

Conforme a Norma ISO 10015, há de se "assegurar que o treinamento requerido seja orientado para satisfazer as necessidades da organização". O que você acha que pode gerar mais resultados nesse sentido: um modelo cartesiano de treinamento ou uma forma mais criativa, inusitada, e enfim, lúdica de desenvolver?

A importância do lúdico

Lúdico, no dicionário Priberam da Língua Portuguesa, é um adjetivo relativo a jogos ou divertimento (recreativo), que serve para divertir ou dar prazer.

Mais que jogos, brinquedos e brincadeiras, o lúdico chega a ser, conforme Alcyane Marinho (autora do artigo O lúdico e a natureza), um “ato de rompimento”, entre a vida cotidiana e as expressões criativas e prazerosas.

O lúdico pode aparecer nos treinamentos das mais variadas formas. Em momentos indoor, através de jogos, brincadeiras, propostas que resgatem um lado mais leve do participante. Assim, é possível que ele se solte mais, se sinta mais à vontade e torna-se mais fácil sua participação e assimilação das dinâmicas.



Em momentos outdoor, o lúdico também pode marcar forte presença. Os treinamentos ao ar livre podem usufruir de cenários diversos, de atividades divertidas e inusitadas e, também, de esportes radicais!


Como exemplo, temos o Surf, a corrida de obstáculos, a caça ao tesouro, a travessia de lagos, entre muitos outros!

O ponto chave: as correlações

Mas, como todas essas atividades lúdicas podem realmente promover o desenvolvimento de habilidades corporativas essenciais?

Vamos responder pela ARTIGOa: através de um trabalho eficiente no qual os conceitos corporativos possam ser correlacionados com todas as vivências. É muito importante que as discussões, brainstorming’s e as atividades indoor sejam assertivas para que nada se perca.

Esse é exatamente o diferencial da ARTIGOa e o ponto chave para que o treinamento dê certo e atinja seus objetivos: não adianta só focar no conteúdo, o que acaba sendo maçante e monótono, como também não adianta focar somente nas atividades, sem correlacioná-las com as competências e comportamentos desejados pelas empresas.


Há uma necessidade de se adaptar a cada grupo e demanda, que exige muito esforço e criatividade, mas que sempre gera grandes resultados.

Dicas para as empresas

Por fim, Amanda Figueira sugere o seguinte: estando sem verba para treinamento, vale promover encontros de integração entre as equipes, buscando apoio dos rh’s internos. Já é um começo!
Pequenas iniciativas geram bons resultados, imagine um treinamento todo pensado e adaptado a aquele grupo específico, com atividades lúdicas inesquecíveis... Gera A solução!

Até a próxima!

Leia também:
“O Lúdico e a Natureza”, de Alcyane Marinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário