quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011: novas possibilidades para 2012!

Chegamos ao último mês do ano e propomos a todos que parem um pouco, reflitam sobre o que foi feito, celebrem suas vitórias, redesenhem o que não deu certo e preparem-se para um novo começo!

O tema de dezembro será “Rever, celebrar e replanejar”, focando na ideia de que ter um ano com ótimos resultados só depende de você.

Você terá a oportunidade de aprender métodos que lhe ajudarão nesse importante momento de retrospectivas e planos de ação.


Como lidei com o todo?

Para começar esse caminho de reflexões sobre o ano que está chegando ao fim, sugerimos que você olhe para cada área de sua vida. Pense em como você lidou com a sua família, com a sua vida profissional, com a sua saúde, com as finanças e com o lazer, por exemplo.

Se preferir, anote essas áreas num papel e vá dando notas de 0 a 10. Pergunte-se: estou satisfeito com todas as áreas? Qual nota seria ideal para cada uma delas? Caminhei em 2011 em direção à melhoria de cada uma?

Sair da sua zona de conforto e olhar para a vida com olhos críticos nem sempre é tarefa fácil. Mas, assim, além de estar olhando para o presente com um maior cuidado, você está começando uma boa retrospectiva!


Esse exercício que sugerimos é uma versão simplificada do instrumento Roda da Vida, muito utilizado pelo Coaching e que pode se mostrar ainda mais eficaz caso seja conduzido por um profissional coach.

Entenda que as nossas decisões influenciam na nossa vida como um todo. Cada momento teve a sua importância, por mais que nem sempre possamos nos dar conta.

365 dias de muitos momentos

Tente agora o exercício de lembrar-se de vários momentos de 2011. Se for mais fácil, faça-o pensando em cada um dos doze meses. Não deixe escapar os momentos importantes.

Em um ano, muita coisa pode acontecer, não é mesmo?

O nosso primeiro conselho nesse exercício é que você tente não sentir culpa ou desânimo ao recordar dos resultados negativos e dos momentos poucos proveitosos.

Para Amanda Figueira, sócia e consultora ARTIGOa, é muito importante a questão do acolhimento, da auto-aceitação. "Perdoar-se, aceitar seus limites e ter carinho para consigo, até nos momentos mais difíceis, é mais que fundamental. Nós somos, muitas vezes, os nossos maiores rivais, concorrentes... Portanto, não se sabote, valorize-se!", comentou Amanda.

Reverta sua sensação em relação a eles! Enxergue cada um desses momentos como lições aprendidas! Se aceite, se acolha. Olhe com carinho para o fato de você ter tentado e de ter se renovado com aquela experiência.

Costumamos carregar um peso enorme e desnecessário em nossas costas por tudo o que não deu certo. Mas, lembre-se que sempre é hora de tentar novamente e que você tem potencial para tal.

Sugerimos que comece a enxergar a vida de outra forma. Ao invés de focar no problema, foque na SOLUÇÃO. É um exercício transformador, mas que com certeza requer esforço.

Ao invés de cultivar pensamentos pesados, tristonhos e vitimistas, foque na sua capacidade de superar o que quer que seja.

A seguir, você tem a oportunidade de entender mais sobre como pensamentos negativos podem influenciar muito em sua vida. O vídeo é a primeira parte de uma entrevista dada pela escritora Louise Hay, autora do livro Você Pode Mudar Sua Vida:



Tente também o instrumento chamado Ganhos e Perdas. Pense no que conquistou, seja bom ou ruim, e pergunte-se: o que você ganhou ao obter isso? O que você perdeu ao obter isso? O que você ganharia se não obtivesse isso? O que você perderia se não obtivesse isso?

Através desses questionamentos, podemos olhar com maior cuidado para o que passou e, assim, diminuir sensações de arrependimento, por exemplo. Lembre-se: nada é à toa.

É hora de celebrar!

Agora, voltando à listagem de momentos importantes do ano que passou, que tal focar em todas as vitórias e alegrias?

Esqueça aquele olhar congelado de que “pouco conquistei e muito me estressei”. Com certeza, você não está olhando com cuidado para o ano que passou!

Lembre-se dos momentos com a família, com amigos, dos elogios no trabalho, das metas batidas, dos momentos de paz, entre outros.

Permita-se sorrir e se sentir orgulhoso com cada um deles! Como visto no vídeo, essa atitude mental positiva faz toda a diferença!


Repetimos: nenhum resultado é à toa. Os negativos te ensinam muito e os positivos são mais puro combustível para você seguir em frente cheio de autoconfiança.

Valorize-se!

Até o próximo artigo!

A entrevista completa (10 partes), você encontra aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário