quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Aprendendo a lidar com os resultados

Fechando o nosso ciclo de artigos de setembro, chegamos ao momento dos Resultados, isso é, o que você vai ver, ouvir e, principalmente, sentir quando  conseguir chegar ao seu objetivo.

Primeiramente, é interessante entender o resultado como um aprendizado, um feedback. Ele é consequência direta de nossas atitudes. Temos que estar preparados e nos sentir responsáveis e confiantes, mesmo ele sendo negativo ou positivo.

A expectativa sobre o que vai acontecer deve ser gerenciada da forma mais saudável possível e é importante que a sua atitude frente ao resultado obtido seja sempre a mesma: a de contínua caminhada rumo à evolução.


Um PONTO FINAL paralelo a um INÍCIO

Andrea Lopes, sócia e consultora ARTIGO a, entende o resultado como um ponto final paralelo a um início. "Para mim, lidar com resultados seria, antes de tudo, ver que é necessário nos doarmos 100% em busca do que queremos, acreditamos e traçamos. A consequência das suas ações (atitudes) traz todo o desenrolar de um processo, que pode ser o que queremos ou apenas um novo estímulo para outro processo”, disse Andrea.

Andrea comentou, ainda: “A análise do todo e a entrega 100% são essenciais para que não haja "desculpas", "controvérsias" e etc. Um ponto final não significa exatamente um fim. Pode ser um novo recomeço e recheado de mais aprendizado para se traçar outro novo processo”.

Resultados negativos e positivos

Parece muito difícil assimilar essa concepção de que ambos os resultados – negativos ou positivos – podem ser úteis para nós. Saber lidar com as dificuldades (a chamada resiliência) não parece ser um ponto forte da maioria.

Tente entender o resultado negativo como um momento de grande aprendizado, uma possibilidade de revisitar suas metas, atitudes e valores.

Não adote um olhar derrotista e, sim, de renovação e de entrega, para que continue caminhando e chegando cada vez mais próximo do seu objetivo, mesmo que este pareça distante.

Já em relação ao resultado positivo, à conquista de sua meta e à satisfação plena decorrente, indicamos que todos vivam o presente, vivam esse momento de alcance de sonho, celebrem e aproveitem tudo isso sem comprometer o todo!


Como o Coaching lida com resultados?

O processo de Coaching visa o aumento dos resultados positivos, num geral. Porém, ele não lida somente com a tentativa de alcance de resultados; ele trabalha, também, com a avaliação do resultado obtido e com a melhoria contínua.

O processo de desenvolvimento do indivíduo deve ser constante!

Os resultados tendem a ser muitos e em várias áreas, tais como conquistas profissionais, pessoais, nos 
relacionamentos, na qualidade de vida, no autoconhecimento, superação, entre outros.

Depois de explicar passo a passo a nossa metodologia própria e sempre esclarecer um pouco sobre certos pontos do Coaching, esperamos que todos tenham compreendido e se interessado por essa ferramenta tão importante e poderosa!

Iremos concluir com uma citação de Andrea Lopes: “Resultado é como uma onda, a qual é gerada por energia do planeta, combinação de natureza, forças,  o incontrolável, o mistério. Ela vem com início, meio e fim. E segue com um NOVO início, meio e fim. Partindo do pensamento e ferramentas do nosso mundo racional, entramos no processo meta, atitude e resultado e reiniciamos com outra meta, atitude e resultado, em contínua evolução”.


E assim, concluímos o nosso M.A.R! Metas, Atitudes e Resultados.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário