Dando sequência ao tema do mês, sobre administração do tempo, vamos tratar essa semana dos possíveis sabotadores de produtividade – tudo aquilo que atrasa, distrai e lhe desvia do seu foco. Depois de um artigo dando dicas sobre o que fazer, resolvemos trazer agora dicas sobre como e o que evitar!
“Hoje, com tanta informação, velocidade das mídias e ‘urgência’ nas coisas, acabamos gastando tempo dirigindo nossa atenção para vários sabotadores. Assim, o tempo passa de uma forma que nem sentimos...”, disse Andrea Lopes, sócia e consultora ARTIGOa.
Andrea continuou: “A sua mente, sua cabeça vai ficando a mil por hora. Sua respiração acelera, a correria começa e aí entramos em ‘parafuso’. Muitas conversas online, sites que nos fazem perder o foco e horas preciosas, desgastes em futilidades, brincadeiras e, assim, o tempo vai passando e, no final, acabamos na frase ‘mas, não encontro tempo para concluir meu trabalho, para malhar, para fazer o que é realmente importante’”.
Segundo Andrea, precisamos prestar muita atenção nessas horas gastas com o que não vai diretamente de encontro com o nosso propósito, foco e objetivo. “Quanto você acaba se distraindo, às vezes, com esses sabotadores que atrapalham seu precioso tempo?”, colocou Andrea.
Quais são os sabotadores?
São muitos os exemplos de sabotadores de produtividade. Poderíamos citar:
- SMS;
- Messenger;
- Redes sociais;
- Televisão;
- E-mail;
- Jogos;
Ao falarmos desses tais sabotadores, algo precisa ficar claro: eles não são vilões. Cada um deles tem a sua importância e a sua função que pode facilmente se encaixar na sua vida.
Um sabotador só pode ser considerado como tal quando você perde o controle sobre ele. A chave, então, para lidar com toda essa questão é assumir a postura de autocontrole.
Como agir?
“Quando precisar se focar em alguma atividade, desligue completamente seu celular e telefone, televisão, msn, e-mail, feche a porta e peça para ninguém incomodá-lo até terminar. Quanto mais você se afastar das possíveis interrupções mais sucesso terá na sua concentração”, Christian Barbosa, especialista em produtividade.
Todos os itens citados anteriormente tem o seu valor social e não podem ser simplesmente descartados. Porém, é preciso disciplina e bom senso.
Segundo o site rhportal.com.br, uma recente pesquisa americana mostrou que um profissional só consegue permanecer focado em uma tarefa por, no máximo, 11 minutos até que o telefone toque. Uma vez que ele para, custa, em média, 25 minutos até que a atenção se volte àquela primeira tarefa. Isso pode levar a uma perda de horas diárias.
Concordamos que é importante estar conectado e compartilhar informações. Mas, antes de tudo, para que você não se sabote, procure estipular horários para as atividades.
Estipule de que horas a quem horas você pode ficar naquele determinado site, naquela determinada conversa ou jogo.
Exemplo: E-mail
Exemplificando melhor, reflita e verifique quanto tempo você gasta lendo os seus e-mails.
A sócia e consultora ARTIGOa, Amanda Figueira, sugere o seguinte: deixe na caixa de entrada somente o que estiver em andamento ou que for pendência. Estipule horário para lê-los: na primeira hora da manhã, um pouco antes do almoço, no retorno do almoço e antes de fechar o expediente. Direcione os demais e-mails para uma pasta que depois vai entrar (ou não) no seu planejamento de atividades. Não deixe o e-mail aberto o dia inteiro, principalmente quando estiver no meio de uma atividade.
Pronto, o item “E-mail” deixará de ser um sabotador, passará a ser um elemento sob controle.
Pense em outras formas de controlar o uso dos outros itens citados. Use sua criatividade e preze pela sua organização!
Reflita sobre o quanto você ganha ao não se deixar levar pelas distrações. No final das contas, o tempo – moeda de valor inestimável – irá sobrar e, assim, você poderá encaixar aquelas atividades que você tanta deseja ou, pelo menos, fazer as atividades habituais com mais calma.
Então, pronto para deixar seu tempo mais produtivo?
Até a próxima!
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