Na semana passada, demos início ao tema do mês “Aprenda a administrar seu tempo”. Cada vez mais, as pessoas tem reclamado da enorme quantidade de tarefas a cumprir, sentindo uma pressão imensa sobre os ombros. Quanto mais pressão, mais nervosismo, e menos chances de visualizar a sua rotina com calma e se reorganizar, não é mesmo?
Então, pare um pouco, respire fundo e reavalie-se. Vamos agora focar em algumas dicas práticas para que você consiga aproveitar melhor esse bem tão valioso, que é impossível de estocar.
Primeiramente, esqueça a ideia de que existem métodos mágicos que farão com que você consiga realizar absolutamente tudo o que quer. A maneira mais simples (e eficaz) para que você consiga administrar seu tempo é através da classificação das suas tarefas, para que esse ‘tudo’ possa ser compilado.
Identificando quais são as tarefas realmente importantes e necessárias e quais são as que mais lhe atrapalham do que beneficiam, você irá notar que tentar fazer tudo, sem ter ordem ou prioridades, vai ter levar a um “não fazer nada”, no final das contas.
Reorganize sua agenda
A – Atividades de alto impacto. Defina as atividades que trazem grandes resultados para a sua vida como um todo. Essas são atividades importantes que geram consequências altamente positivas.
B – Médio impacto. Tarefas que são importantes, mas que normalmente geram consequências para outras pessoas, e não influenciam diretamente os seus objetivos.
C – Baixo impacto. Tarefas não muito importantes, que não são urgentes e que trazem poucos benefícios.
D – Delegáveis. Pense nas tarefas que você poderia delegar para outras pessoas.
E – Elimináveis. Podem até te trazer certo conforto, mas são tarefas que lhe atrasam, que fazem você desperdiçar seu tempo.
Agora, estando com as suas tarefas bem descritas e classificadas, reorganize a sua agenda.
Repense a quantidade de tempo que gasta com cada uma delas, verifique quais devem ser priorizadas, quais devem ser eliminadas e, assim, vá desenhando uma nova rotina, movendo-se em direção a uma vida mais organizada.
O importante é estar motivado e disposto a ter uma vida mais produtiva e prazerosa. Portanto, para que esse novo modo de encarar suas tarefas saia do papel e vá para a prática só depende de você!
Outras dicas importantes:
Utilize ferramentas, como caderninhos, listas, agendas, entre outros. Anote todo tipo de pendência – esteja precavido.
Estipule horários, já que é muito fácil se deixar levar por alguma atividade que lhe dê certa sensação de conforto, mas que pode estar lhe atrasando, consumindo o seu tempo sem necessidade. É preciso disciplina.
E, por fim, revisite sempre sua agenda. Empregue o exercício da agenda ABCDE de tempo em tempo, para rever suas novas necessidades e estar sempre dando atenção aos detalhes da sua rotina.
Através de todas essas técnicas, suas ações vão sendo realmente administradas e o tempo deixa de parecer um inimigo feroz...
Mais vale um boa execução do que uma ótima estratégia. MOVA-SE!
Até a próxima!
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