quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Os primeiros passos da administração do tempo

Na semana passada, demos início ao tema do mês “Aprenda a administrar seu tempo”. Cada vez mais, as pessoas tem reclamado da enorme quantidade de tarefas a cumprir, sentindo uma pressão imensa sobre os ombros. Quanto mais pressão, mais nervosismo, e menos chances de visualizar a sua rotina com calma e se reorganizar, não é mesmo?

Então, pare um pouco, respire fundo e reavalie-se. Vamos agora focar em algumas dicas práticas para que você consiga aproveitar melhor esse bem tão valioso, que é impossível de estocar.


Primeiramente, esqueça a ideia de que existem métodos mágicos que farão com que você consiga realizar absolutamente tudo o que quer. A maneira mais simples (e eficaz) para que você consiga administrar seu tempo é através da classificação das suas tarefas, para que esse ‘tudo’ possa ser compilado.

Identificando quais são as tarefas realmente importantes e necessárias e quais são as que mais lhe atrapalham do que beneficiam, você irá notar que tentar fazer tudo, sem ter ordem ou prioridades, vai ter levar a um “não fazer nada”, no final das contas.

Reorganize sua agenda

Tente o seguinte exercício: pense nas suas atividades diárias e descreva, num papel, a sua rotina. Coloque horário e quanto tempo dura cada uma delas. Em seguida, classifique-as em ABCDE. Isso é:

A – Atividades de alto impacto. Defina as atividades que trazem grandes resultados para a sua vida como um todo. Essas são atividades importantes que geram consequências altamente positivas.

– Médio impacto. Tarefas que são importantes, mas que normalmente geram consequências para outras pessoas, e não influenciam diretamente os seus objetivos.

C – Baixo impacto. Tarefas não muito importantes, que não são urgentes e que trazem poucos benefícios.

D – Delegáveis. Pense nas tarefas que você poderia delegar para outras pessoas.

E – Elimináveis. Podem até te trazer certo conforto, mas são tarefas que lhe atrasam, que fazem você desperdiçar seu tempo.

Agora, estando com as suas tarefas bem descritas e classificadas, reorganize a sua agenda.

Repense a quantidade de tempo que gasta com cada uma delas, verifique quais devem ser priorizadas, quais devem ser eliminadas e, assim, vá desenhando uma nova rotina, movendo-se em direção a uma vida mais organizada.

O importante é estar motivado e disposto a ter uma vida mais produtiva e prazerosa. Portanto, para que esse novo modo de encarar suas tarefas saia do papel e vá para a prática só depende de você!


Outras dicas importantes:

Utilize ferramentas, como caderninhos, listas, agendas, entre outros. Anote todo tipo de pendência – esteja precavido.

Estipule horários, já que é muito fácil se deixar levar por alguma atividade que lhe dê certa sensação de conforto, mas que pode estar lhe atrasando, consumindo o seu tempo sem necessidade. É preciso disciplina.

E, por fim, revisite sempre sua agenda. Empregue o exercício da agenda ABCDE de tempo em tempo, para rever suas novas necessidades e estar sempre dando atenção aos detalhes da sua rotina.

Através de todas essas técnicas, suas ações vão sendo realmente administradas e o tempo deixa de parecer um inimigo feroz...

Mais vale um boa execução do que uma ótima estratégia. MOVA-SE!

Até a próxima!

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